quarta-feira, 26 de março de 2014

M3: Construção do alfabeto



        A criança na Educação Infantil apresenta um conhecimento construído a partir de suas experiências vividas, que se referem a um processo da capacidade de simbolização, permitindo ampliar as habilidades de atenção e memorização, ao expressar-se verbalmente propicia maior desenvolvimento na construção do conhecimento. Conforme RCNEI (2002, p.21), no processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Construção do alfabeto da turma com a participação das crianças

       Durante o processo de aprendizado e descoberta de cada criança no seu individual, devemos explorar profundamente cada assunto, através de brincadeiras e jogos lúdicos. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é importante o contato para a amplitude dos conhecimentos de cada criança, por meio das atividades lúdicas, percebendo a importância dos jogos simbólicos e brincadeiras para estimular o desenvolvimento de cada criança.
        A arte de ensinar denominada por Cipriano (1993, p.117), é preciso ser desejada e querer ensinar, ter paixão por essa atividade, estar em sintonia afetiva com aquilo que se faz. De forma que o mesmo seja sentido pelos alunos, aguçando os sentidos voltados à pretensão de aprender, buscar saber, para que ele compreenda e se desenvolva.
Fonte: http://ielusc.br/portal/?EDUINF=656

Nenhum comentário:

Postar um comentário