A criança na Educação Infantil apresenta um conhecimento
construído a partir de suas experiências vividas, que se referem a um processo
da capacidade de simbolização, permitindo ampliar as habilidades de atenção e
memorização, ao expressar-se verbalmente propicia maior desenvolvimento na
construção do conhecimento. Conforme RCNEI (2002, p.21), no processo de construção do conhecimento, as
crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que
possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam
desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das
interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio que vivem. O
conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um
intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Construção do alfabeto da turma com a participação das crianças
|
Durante o processo de aprendizado e descoberta de cada criança
no seu individual, devemos explorar profundamente cada assunto, através de
brincadeiras e jogos lúdicos. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil, é importante o contato para a amplitude dos conhecimentos de
cada criança, por meio das atividades lúdicas, percebendo a importância dos
jogos simbólicos e brincadeiras para estimular o desenvolvimento de cada
criança.
A arte de ensinar denominada por Cipriano (1993, p.117), é
preciso ser desejada e querer ensinar, ter paixão por essa atividade, estar em
sintonia afetiva com aquilo que se faz. De forma que o mesmo seja sentido pelos
alunos, aguçando os sentidos voltados à pretensão de aprender, buscar saber, para
que ele compreenda e se desenvolva.
Fonte: http://ielusc.br/portal/?EDUINF=656
Nenhum comentário:
Postar um comentário