A música representa uma
importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim,
na Educação Infantil os fatores musicais devem estimular os comportamentos
motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo
falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
Gardner admite que a inteligência musical
está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à
discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que
pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para
colocá-la em prática. Isso é real, pois não está sendo questionado o resultado
da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a
música.
Embora o incentivo
ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são
essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis
ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de
comunicação...
Talento e conhecimento caminham
sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna
o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.
Fonte: http://upedagogas.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário