Nos relatos das brincadeiras infantis Vygotsky (1991) afirma que esta é uma situação imaginária criada pela criança e onde ela pode, no mundo da fantasia, satisfazer desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar “é imaginação em ação” (FRIEDMANN, 1996). Para Vygotsky (1991) a brincadeira nasce da necessidade de um desejo frustrado pela realidade. Elkonin (1998) amplia essa sentença quando afirma que os objetos, ao terem seus significados substituídos, transformam-se em signos para a criança. Desta forma, “a criança não faz distinção entre o brinquedo e o que ele significa, mas a utilidade que terá nas representações que serão feitas com ele” (BISCOLI, 2005; p. 29).
Atividades lúdicas e pedagógicas de educação para o trânsito estão sendo trabalhadas na turma do Maternal 1. |
Queridos brincando com as motocas, nas rodovias de trânsito que foram criadas no pátio da escola! Gostamos! Anatéia e Regina
ResponderExcluir