A
turma do Jardim A foi visitar o Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS, foi
um dia de muitas alegrias, descobertas e aprendizagens.
Para a
criança, brincar é viver. De acordo com Santos (1999), a história da humanidade
tem nos mostrado que as crianças sempre brincaram e, certamente, continuarão
brincando. Brincar faz parte da essência da criança e quando isso não acontece
algo pode não estar bem.
Podemos
verificar que o brincar está presente em todas as dimensões do ser humano e, de
modo especial na vida das crianças. A criança aprende a brincar brincando e
brinca aprendendo.
Segundo
Chateau (1987, p.14) de "Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura
de velho, será um adulto que não saberá pensar". Para manter-se em
harmonia consigo mesma, com seus semelhantes e com o mundo que a cerca, a
criança precisa brincar; precisa inventar e reinventar o mundo.
Brincar
é genético na criança e é fundamental para o seu desenvolvimento psicossocial.
Através da interpelação da criança com os brinquedos ela desenvolve o
raciocínio, a criatividade e a compreensão do mundo. A escritora Wajskop (1995,
p.68) afirma: "Brincar é a fase mais importante da infância – do
desenvolvimento humano neste período – por ser a autoativa representação do
interno – a representação de necessidades e impulsos internos". Com a
brincadeira a criança aumenta sua sensibilidade visual e auditiva, desenvolve
habilidades motoras e cognitivas.
Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos3/ludico-educacao-infantil/ludico-educacao-infantil2.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário