Por que desenhar?
Com o desenho, o aluno pode criar e recriar, usando
imaginação, reflexão e sensibilidade. A criança procura com o desenho organizar
suas ideias, seus conceitos e anseios para compreender o mundo. Nessa fase o
desenho é uma atividade muito utilizada para a educação, ele também deve ter um
objetivo específico, para que em sala de aula não passe apenas por uma
atividade sem sentido algum.
Com a ajuda de um simples desenho, as crianças podem mudar até certos comportamentos, como o medo do escuro, por exemplo. Podendo se expressar se tornarão mais sensíveis com questões que enfrentam diariamente.
A criança sente a necessidade de rabiscar, de ter o domínio do lápis e do papel, e de definirem o que vão desenhar. Muitos professores, ao analisarem os desenhos das crianças, não entendem essa necessidade, querem que suas produções sejam perfeitas, sem os chamados rabiscos. Assim, a intervenção do educador, desenhando pela criança ou simplesmente fazendo uma intervenção direta na elaboração do desenho, pode atrapalhar o desenvolvimento artístico do aluno.
Com a ajuda de um simples desenho, as crianças podem mudar até certos comportamentos, como o medo do escuro, por exemplo. Podendo se expressar se tornarão mais sensíveis com questões que enfrentam diariamente.
A criança sente a necessidade de rabiscar, de ter o domínio do lápis e do papel, e de definirem o que vão desenhar. Muitos professores, ao analisarem os desenhos das crianças, não entendem essa necessidade, querem que suas produções sejam perfeitas, sem os chamados rabiscos. Assim, a intervenção do educador, desenhando pela criança ou simplesmente fazendo uma intervenção direta na elaboração do desenho, pode atrapalhar o desenvolvimento artístico do aluno.
Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/as-contribuicoes-da-arte-para-a-formacao-do-aluno-na-educacao-infantil/10204.
Acesso em: 11 de setembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário