Um dos projetos desenvolvidos na turma do M1 das
professoras: Juliana e Maria é sobre a linguagem musical. Abaixo alguns
momentos das atividades:
Atividades com o objetivo de promover momentos
que desenvolvam a linguagem musical e oral, juntamente com habilidades
rítmicas, visuais, motoras, físicas e psicológicas.
Reforçamos que é muito importante oferecer as crianças
objetos musicais para que possam explorar e por meio de manipulação dos
instrumentos descobrir e perceber os sons: agudos, médios e graves, as pausas (silêncio),
os sons longos, médios e curtos, andamentos (música rápidas, médias ou lentas,
afeto (músicas alegres e tristes) e o ditado musical (músicas já conhecidas
pelas crianças) sendo que a música foi explorada através de vários ritmos
musicais.
Segundo Weigel (1998), a musicalização permite que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, favorecendo a comunicação com o outro e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo-linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança. Pensando assim, a musicalização na educação infantil deve focar ações como: a escuta de músicas e diferenciação de som e silêncio, a expressão corporal em diferentes ritmos musicais, o cantar diversas alturas e intensidades sonoras, a exploração dos sentimentos através da música, a criação musical livre e com regras. Do primeiro ao terceiro ano de vida, as crianças ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais reproduzindo gestos sonoros como: bater palmas, pernas e pés, a capacidade de correr, pular e movimentar se acompanhando a música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário