terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dicas para as famílias sobre a adaptação das crianças

Adaptação escolar
Algumas dicas de como a família pode agir no período de adaptação na escola, uma fase tão importante na vida da criança.
A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina. A partir de agora, o seu (sua) filho (a) vai passar algumas horas por dia longe de vocês, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele (a) não conhecia. Então, para começar, você deve saber que a adaptação é necessária e um momento de transição na vida da criança. Por isso demonstrem estar tranquilos em relação à escola e transmitam essa tranquilidade à criança.
A família deve procurar conhecer os rituais da escola, frequentar as reuniões e abrir um canal de comunicação com o (a) professor (a). Além de acompanhar os primeiros dias da criança na escola, é importante que a família se envolva, conheça as instalações da mesma, os professores, a coordenadora, a diretora e os pais dos outros alunos, facilitando a integração das crianças também.
Explique que ele (a) vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo (a), vai buscá-lo (a) e que o (a) acompanhará no início. O melhor é dizer a verdade, explicar que irão acompanhá-lo (a) por um período, mas que, depois disso, vocês vão voltar ao trabalho e ele (a) vai ficar com a professora e com os colegas. Fale dos novos amigos que vai fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece por lá, ou seja, nada como uma boa conversa. 
Talvez, algumas vezes, seu (sua) filho (a) chore e insista em ir embora. Em outras, poderá sequer exigir a presença dos pais nos primeiros dias. Caso seu (sua) filho (a) chore, procure identificar se não é um choro manipulatório, pois há crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar e interagir com os colegas. Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo. Converse com os professores e a coordenadora para decidir como agir e intervir em casos como esse, caso considere necessário.
Quando as aulas começarem, escutem o que a criança tem a dizer e perguntem o que aprendeu, mas nunca pressionem por respostas.
Que tenhamos um ótimo ano letivo juntos e que todos sintam-se bem no nosso ambiente escolar!

Fonte: Marina Azaredo adaptado pela Coordenação Pedagógica

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