A música na Educação Infantil deve ser uma
importante fonte de estímulos, equilíbrio e momento feliz para a criança. Cada
momento musical deve incentivar ações, comportamento motores e gestuais.
Entendemos a musicalidade como uma tendência que leva o ser humano para a
música, quanto maior a musicalidade e mais cedo a mesma é incentivada no
indivíduo, mais rápido será seu desenvolvimento.
A música quando utilizada na educação
infantil serve de ferramenta incentivadora da criatividade nas
crianças, e um fator de desinibição numa convivência coletiva. É muito eficaz
no período pré-escolar.
Desde a gestação, as crianças antes de nascerem já possuem uma
relação com os sons da voz materna, fase em que se forma a memória sonora nas crianças. Essa memória
fetal é responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do
cordão umbilical. Depois do nascimento, as músicas que acalentam e embalam o
sono do bebê fortalecem a memória sonora nos pequenos e a relação com a mãe.
Já no período pré-escolar, na educação infantil, as canções de ninar ajudam a aproximar as
crianças do educador. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no
desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo.
O ambiente escolar para a criança deve estar repleto de
repertórios musicais, principalmente com os sons da natureza e a relação de
entendimento entre o barulho e o silêncio, elementos diferenciadores no
entendimento de uma música verdadeira.
Fonte:
Nossa!O trabalho com a música é muito precioso, significativo e produtivo. A música também mexe com o sentimento das pessoas e as deixa bem ,num ambiente harmônico,integrado, gostoso de se estar! Parabéns profª Ana, pelo trabalho desenvolvido com as crianças! Anatéia e Regina
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